MENSAGEM CULTO 19.07.2020 GUARDAR O CORAÇÃO

15:57 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários


MENSAGEM CULTO
19/07/2020
GUARDAR O CORAÇÃO
Recentemente tivemos a oportunidade de ouvir uma mensagem de Reinhard Hirtler sobre este assunto, que me chamou bastante a atenção...
Provérbios 4:23 – “Acima de tudo o que se deve preservar, guarda o íntimo da razão, pois é da disposição do coração que depende toda a tua vida.”
Este versículo tem o seu início ressaltando a importância de guardar o coração, utilizando o termo “acima de tudo”...
E apresenta também o motivo para isso, ou seja, é da disposição do coração que depende toda a nossa vida.
Então, sendo assim, realmente devemos fazer todo o possível e dar a máxima atenção a essa recomendação, pois é nossa vida que está em jogo... não é um motivo qualquer!
Isto com certeza é muito mais importante do que se cuidar para não contrair Covid-19...
Aliás, podemos até contrair mais facilmente o Corona se não guardarmos o coração contra o medo!
Efésios 6:16 – “... embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todas as setas inflamadas do Maligno.”
Paulo, em Efésios, explica muito bem como proceder... embraçando “sempre o escudo da fé”... não só de vez em quando! A orientação é para fazer isso sempre! Por quê? Porque se estou posicionado, consciente de quem eu sou em Cristo, consciente da presença do Espírito Santo em mim, firmado na Palavra da verdade, posso apagar toda e qualquer seta inflamada do Maligno, evitando que penetre no meu coração e me contamine. Fala que posso apagar e não simplesmente rebater.
Essa postura, que exige evidentemente nossa atenção, significa dizer que não podemos nos dar o luxo de andar distraídos por aí, pois é na distração que podemos nos tornar vítimas.
Às vezes, diante de uma simples palavra dita por alguém, ou de algum acontecimento, ou de algo que vimos, ou de alguma notícia, podemos dar entrada a um tipo de pensamento que, por sua vez, abre para imaginações diversas que trazem preocupações desnecessárias e tiram nossa paz...
Mas há, pela Palavra de Deus, uma recomendação muito clara e eficaz...
Filipenses 4:6-8 – “Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graças. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai.”
Essa recomendação para que todas as nossas solicitações ou preocupações sejam colocadas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graças, é a maneira de neutralizarmos nossa ansiedade ou ansiosidade, pois ao declararmos isso a Deus estamos entregando a Ele o que antes carregávamos sozinhos e, ao darmos graças, demonstramos que estamos confiando nossos problemas a Ele... isto realmente funciona na prática!
Junto com este procedimento, está a orientação de só pensarmos em coisas que estejam alinhadas com a vontade de Deus, ou seja, mantendo nossos pensamentos cativos a Cristo.
Há uma porta que o inimigo usa, sempre que permitimos, quando não estamos convictos de que somos justiça de Deus em Cristo, quando não cremos efetivamente que não pesa mais nenhuma possibilidade de acusação contra nós...
Quando abrimos para a possibilidade de termos alguma culpa, somos atingidos no ponto principal da nossa vulnerabilidade, ou seja, nossa fé fica comprometida por acharmos que, por isso, Deus não cuida de nós ou pela admissão da possibilidade de Ele querer nos punir por algo.
Mas, contra essa artimanha do diabo, temos bem claro o seguinte:
II Coríntios 10:5 – “Destruímos vãs filosofias e a arrogância que tentam levar as pessoas para longe do conhecimento de Deus, e dominamos todo o pensamento carnal, para torná-lo obediente a Cristo.” (tornando-me consciente de que Cristo, em quem estou, cumpriu tudo através de Sua obediência, de maneira que não preciso aceitar acusações).
Estamos perfeitamente qualificados e capacitados para nos posicionarmos com base no que a obra consumada na cruz por Cristo nos dá o direito, não precisando aceitar distorções quanto ao que já foi feito nem mesmo acusações acerca do que Cristo já pagou...
Afinal, estamos conscientes de que Cristo, em quem estamos, cumpriu tudo através da Sua obediência...
Ele cumpriu tudo, cancelou todo escrito de dívida e não resta mais nada que tenhamos que pagar...
Saber disso, sem absolutamente nenhuma dúvida, é o que nos dá condições de reinar... ou de manifestar o reino de Deus aqui na terra...
Salmo 149:6 – “Altos louvores a Deus estejam sempre em seus lábios; em suas mãos, a espada de dois gumes.”
Este salmo, em seu verso 6, nos dá uma chave tremenda... que altos louvores a Deus estejam “sempre” em nossos lábios, pois isso não nos deixa esquecer de quem é o nosso Deus, do seu poder, do seu amor, de todos os seus cuidados bem como todas as bênçãos espirituais já disponíveis...
E, como complemento, o fato de termos em nossas mãos a espada de dois gumes com a qual podemos colocar o inimigo em seu lugar de derrotado...
Este é o fato que ele não quer aceitar e nós não podemos esquecer, pois ele, sem sombra de dúvida, já está derrotado...
É isto que nós precisamos ter convicção, para que ele não se atreva a se aproximar!
Romanos 12:1-2 – “Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual. E não vos amoldeis ao sistema deste mundo, mas sede transformados pela renovação das vossas mentes, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
Paulo roga para que apresentemos nosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto espiritual.
Ele alerta para que estejamos atentos e protegidos dessas armadilhas do mundo, e busquemos a renovação de nossas mentes...
Para quê? Para experimentarmos qual seja essa boa, agradável e perfeita vontade de Deus...
Para podermos reinar neste mundo!
E não mais sermos dominados pelas artimanhas do inimigo que, apesar de já estar vencido, tenta enganar aqueles que não sabem ou não estão convictos de que ele, o diabo, o “príncipe deste mundo tenebroso” já foi vencido!
Por isso, não devemos esquecer do convite feito por Jesus a cada um de nós... Qual é esse convite?
Mateus 11:28-30 – “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para vossas almas. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve.”
Por que aprender dEle?
Ele quer que reinemos desde agora... para isso precisamos aprender dEle... precisamos renovar nossa mente, substituindo todos os conceitos assimilados erroneamente ao longo do tempo em que estivemos desconectados com Deus...
À medida que andamos na presença de Jesus, Ele em nós ou nós nEle, consolida-se a junção ou fusão do Espírito dEle com o nosso, ao ponto de passarmos a pensar como Ele e ver as coisas como Ele vê, alcançando o que chamamos de maturidade espiritual, que nada mais é do que, conscientes de que não é a nossa capacidade própria que nos dá acesso à salvação ou aceitação por parte de Deus Pai, e sim o fato de simplesmente crermos em Jesus como nosso Salvador, mesmo sem qualquer mérito e, estando nEle, passarmos a manifestar o Seu Reino aqui na terra, através da Sua natureza em nós, cuja marca inconfundível é o Seu amor que tem um enorme poder para quebrar resistências e firmar relacionamentos entre as pessoas.





0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.