UMA BOA NOTÍCIA SOBRE A HERANÇA QUE NOS FOI PROPOSTA

12:19 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários

Sempre que eu olhava um filme que falava sobre alguém que tinha recebido uma herança de um parente distante ou de alguém que não conhecia, eu pensava:
- Por que isso nunca acontece comigo? Seria bom se isso acontecesse.
Até que um dia me dei conta de que isso havia acontecido comigo, mas eu estava tão cega que não estava usufruindo de uma herança que era minha por direito.
E isso tem acontecido com muitas pessoas, que têm direito a uma herança, mas não conseguem colocar as mãos nela.
Para entender nosso direito a essa herança, devemos conhecer quem a deixou para nós, e a primeira coisa que vem a nossa mente é: “por que essa pessoa deixou isso pra mim?” E quando descobrimos o valor que foi deixado, daí procuramos saber mais sobre essa pessoa para conhecê-la com maior profundidade.
E comigo não foi diferente. Quando descobri o valor que foi deixado pra mim, eu me admirei, e percebi que mesmo eu não conhecendo essa pessoa, ela me conhecia e se importava comigo. E procurei conhecê-la, pois como alguém pode me amar tanto assim sem que eu a conheça?
Bom, vou contar um pouco da história dos meus antepassados para que você possa entender e ver o quanto fui amada. Primeiramente, posso ver o amor quando no princípio foram criados os céus e a terra. Nossa... quanto amor! A terra foi criada para mim. Claro que ela não era como hoje, mas meus antepassados, Adão e Eva, foram criados para terem muitos filhos e encher a terra com uma família enorme.
Deus vinha e conversava com meu parente, o Adão, todos os dias. Adão não se preocupava com o que ele comeria ou se teria algo para comer no outro dia. Ele confiava que Deus supriria todas as suas necessidades. Ele era como uma criança que dependia de seu pai em tudo (quem tem filhos sabe que criança não tem preocupação nenhuma, a única coisa que faz é pedir para seus pais quando tem alguma necessidade).
Mas um dia algo aconteceu. Meus parentes distantes, Adão e sua esposa Eva, resolveram ser os donos de seu próprio nariz e decidiram por si mesmos o que queriam fazer de suas vidas. Queriam tomar suas próprias decisões e não depender mais de Deus (O Pai). Quem tem filhos adolescentes pode entender isso.
E o que aconteceu? Eles desobedeceram e comeram do fruto que não deveriam comer. E a consequência disso era que eles morreriam. Mas eles não morreram de imediato. Tiveram, entretanto, seus olhos abertos, para a vergonha, pois viram que estavam nus. Quando Deus apareceu no jardim, eles não estavam arrependidos do que haviam feito. A primeira coisa que sentiram foi a vergonha, e tentaram tapar a vergonha com vestes de figueira, e, depois, quando ouviram a voz de Deus, tiveram medo e se esconderam.
Quando Deus perguntou o que eles haviam feito, ninguém assumiu o seu erro.  Tentaram se justificar (justificando-se a si mesmos)... Adão deu a culpa na Eva e Eva na serpente.
Mesmo assim Deus fez uma roupa para cobrir a vergonha. Essa roupa foi feita de pele de cordeiro, com a qual Deus cobriu a vergonha deles.
E o que aconteceu? Quais foram as consequências de seus atos? O homem agora deveria sustentar-se a si mesmo, com o suor do seu rosto trabalhar e colher de seus frutos. E aí entrou a ansiedade que ataca muita gente das mais variadas formas.                                                     
Quem nunca ficou ansioso? Quem nunca pensou: “- será que vou conseguir colocar comida na mesa da minha família amanhã, será que vou conseguir comprar uma roupa nova para meus filhos que estão crescendo?”
Pois é, essa agora era a preocupação de Adão, pois tudo o que havia no jardim era um presente de Deus para ele. Adão também fazia suas plantações e as plantas brotavam e davam frutos por causa da dependência dele em Deus. Não havia pragas, não havia ervas daninhas, mas por causa da ofensa de Adão, Deus amaldiçoou a terra.
        Eu consigo imaginar o desespero de Adão tentando agradar a Deus para tentar voltar ao jardim (porque é o que eu tentaria fazer). Pense comigo... deixar de viver num jardim onde o clima é perfeito para as plantas, onde não existem pragas nem ervas daninhas, onde  tudo frutifica, para viver num local onde o clima já não é favorável, com ervas daninhas e pragas que você deve cuidar para que não matem as plantas... eu entraria em desespero!
Adão e seus filhos tentavam agradar a Deus, mas sua condição não podia mudar. E o tempo foi passando, e a descendência de Adão foi aumentando, e a iniquidade foi aumentando. Até que chegou Noé. Nesta época já não havia na terra pessoas com o coração disposto a fazer a vontade de Deus. Mas havia uma pessoa, que era Noé. Noé agradou a Deus, pois seu coração era dependente dEle, tanto que obedeceu e construiu uma arca quando nunca havia chovido sobre a terra. Isto é ou não é, depender e confiar? E Deus decidiu começar tudo de novo através da família de Noé. E se passaram milhares de anos e a terra estava toda povoada, e Deus escolheu um povo, para que levasse Seu Nome adiante, um povo que levaria o nome dEle de volta a toda humanidade que havia esquecido de seu criador.
        Deus ensinou a esse povo como deveria andar, Ele queria um povo que dependesse dEle.  Então, Deus deu regras as quais este povo deveria seguir, e fez uma aliança com ele. Os participantes desse povo cumpririam a parte deles e Deus cumpriria a Sua. Assim, se eles cumprissem à risca tudo o que Deus ordenara, eles seriam abençoados.
        Deus mandou que matassem um cordeiro para que o sangue desse cordeiro cobrisse os pecados, de modo que assim Deus poderia olhar para eles novamente e vê-los justos.  Mas esses não são meus antepassados. Esse foi o povo que Deus escolheu para que minha herança chegasse a mim.
        Mas passou o tempo e Deus não estava se agradando desse povo, pois ele não conseguia cumprir o que Ele ordenara. Então Deus olhou para a terra toda e viu que não havia um justo sequer, uma só pessoa que conseguisse viver corretamente.
Daí, Ele decide enviar Seu filho, para viver na terra. Ele concedeu essa honra a uma jovem que era virgem, porque o filho de Deus deveria vir em forma humana, mas também ter origem divina.
Ele andou aqui na terra, Ele era carne como nós, Ele sabia o que nós sentíamos, pois estava na forma mais difícil de viver, que é a carne. Em tudo Ele foi tentado, mas Ele vivia em dependência total do Pai, Ele sabia que o Pai cuidaria dEle e em tudo ele foi obediente. E foi o único capaz de cumprir o que ninguém pôde.
Agora você deve estar pensando:  - Ta, mas e a herança? Calma! Estou explicando para que você entenda onde eu entro nesta história.
Bom, Cristo veio e cumpriu tudo o que a lei exigia, Ele foi morto como Cordeiro na Cruz para perdão dos meus pecados. Ele desfez tudo o que meu parente distante, o Adão, fez. Deus fez uma Nova Aliança, só que dessa vez Ele fez essa aliança com Cristo. Essa aliança era assim: Jesus cumpriria as exigências da lei e morreria por todos os pecados da humanidade, e todos aqueles que cressem em Seu nome não teriam mais Adão como seu parente. Todos os que depositassem sua fé em Jesus, agora se tornariam descendentes diretos de Deus e seriam chamados filhos de Deus. Ele apagaria os erros de Adão em nossa vida, e hoje o Pai vê Cristo em nós.
Ta, mas e a herança? Veja bem: Hoje fui colocada de volta no jardim, quando Deus me vê, já não vê Adão em minha vida, hoje posso viver nele e receber como Adão recebia antes de errar.
Sabe a terra? Que foi feita para Adão? Pois é, imagina o que Deus não daria para seu filho? Se estamos em Cristo, temos muito, muito mais do que Adão! Hoje somos herdeiros diretos do Deus Vivo, e podemos depender dEle novamente, ser como crianças que não se preocupam... só recebem, e dependem.
Entender todo esse amor de Deus para restaurar de volta pra Ele uma família, é o que me faz amar cada dia mais esse Deus que me tornou herdeira de todas as coisas em Cristo. Todas as coisas!
E você? Quer fazer parte desta Herança? Então creia na Obra consumada na cruz e venha com plena alegria e certeza de fé.
Colaboração: Katlin Gastal



0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.