TUDO INDICA QUE A NAÇÃO BRASILEIRA NÃO SERÁ MAIS A MESMA

20:15 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários


       Mais protestos estão marcados para os próximos dias em centenas de cidades brasileiras. As causas vão desde o aumento nos preços das passagens de transporte público até maior investimento em educação, saúde e segurança. (AFP/Christophe Simon)
TUDO INDICA QUE A NAÇÃO BRASILEIRA NÃO SERÁ MAIS A MESMA

É emocionante o que a nação brasileira está experimentando neste mês de junho de 2013. Seu povo, dando-se conta de uma insatisfação ampla e comum, decide sair às ruas com o propósito de expressar seus sentimentos de certa forma reprimidos. E, ao fazer isso, demonstra até um certo orgulho em manifestar ações condizentes aos princípios de cidadania, talvez nem sempre colocados em prática.

Esta saída às ruas, num momento em que evidentemente os olhos do mundo estão voltados ao Brasil, que mostrou comportamentos louváveis e outros lamentáveis, vem trazer a todos, especialmente aos políticos e governantes, uma razão muito forte para repensar a forma de conduzir os destinos desta nação.

A liberdade de expressão, acompanhada da consequente responsabilidade, traz consigo um poder de transformação que não pode de modo nenhum ser desconsiderado. Infelizmente, a despeito das melhores intenções, é muito comum se infiltrarem o oportunismo, o vandalismo, e também algumas avaliações tendenciosas.

É possível que essa manifestação de insatisfação não esteja muito clara em sua pauta, mas tudo aponta para uma constatação de que o “sistema” que vem sendo adotado carece de mudanças profundas. Talvez seja uma insatisfação com a própria postura de falta de cidadania anterior... talvez seja uma conscientização de que é necessária uma participação mais efetiva nas decisões... talvez seja um sinal de que o povo brasileiro está acordando para agir politizadamente, e não apenas como um mero eleitor descomprometido.

Se for esta a mentalidade que foi despertada para se firmar e amadurecer, podemos afirmar com segurança que o Brasil não será mais o mesmo.


Flávio e Aline

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.