QUEM AMA CONVIVER COM OS SÁBIOS AUMENTA SUA SABEDORIA E PASSA A SER VISTO COMO UM SÁBIO
“Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.” (Pv 13:20)
Quem já não ouviu o dito: “Dize-me com quem andas e te direi quem és”? Ele não é exatamente bíblico, mas seu sentido está expressado em diversos versículos. Há sempre uma motivação que nos leva a andar com determinadas pessoas e, analisando-a, chegamos a conclusões que confirmam ou não esse dito. Percebe-se que normalmente pessoas são atraídas umas às outras devido a alguns aspectos comuns na área do caráter. A não ser por amor genuíno, a aproximação ou atração tem origem em afinidades de caráter.
À medida que duas ou mais pessoas com afinidade de caráter andam juntas, a tendência é se aprofundarem cada vez mais na semelhança. Se uma delas ainda não cometeu nenhuma prática relacionada com o aspecto de caráter afim, pelo fato de andar em convivência, a probabilidade de adotar ações semelhantes é altíssima. Facilmente irá se comprometer através de acordos ou pactos, formais ou subentendidos, e, por causa deles, as ações passam a se suceder como consequência.
É recomendável, pois, que não venhamos a nos associar com aqueles que sabida ou supostamente praticam obras que não sejam lícitas.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
17/09/2012
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.