BONS ARGUMENTOS ALIMENTAM A OBSTINAÇÃO E A OBSTINAÇÃO CAUSA CEGUEIRA E REBELIÃO

19:33 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários



“Porque a rebelião é como pecado de adivinhação (feitiçaria), e a obstinação é como a iniquidade de idolatria.” (I Sm 15:23a)

Muitos são os registros de rebelião na Bíblia e fora dela, a nível individual e grupal, e, mesmo que aparentemente tenham algum êxito, deixam como consequência sequelas que duram longo tempo. Ela se manifesta com o propósito de afrontar uma autoridade constituída, que na verdade representa a autoridade do próprio Deus. É um pecado comparado à feitiçaria, pois, por tentar alicerçar-se num poder paralelo, tenta derrubar a autoridade legítima para beneficiar interesses egoísticos.

Mas, o que mais chama a atenção nesse comportamento é a característica chamada “obstinação” que acompanha ou talvez seja a alavanca que move e sustenta a rebelião. A obstinação é fortalecida por um conjunto de argumentos que, vistos isoladamente, são até muito justos e aceitáveis. Entretanto, por causa do egoísmo e da cegueira dele decorrente, os rebeldes perdem a visão global. E, tomados pela obstinação, acabam “fazendo o jogo do inimigo” e destruindo o que era sua proteção.

Os rebeldes, por não reconhecerem uma autoridade, não sabem honrar os que a tem e por isso nunca terão crédito para merecê-la. Todos nós temos que aprender a respeitar e valorizar uma autoridade constituída bem como àqueles que sabem agir com autoridade. Eventuais erros não nos privam de denunciá-los, mas também não nos dão o direito de desrespeitar ao que detém a autoridade.

Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
11/09/2012

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.