O ESPÍRITO RECONCILIADOR É UMA CARACTERÍSTICA DO AMOR E PRODUZ RESULTADOS SURPREENDENTES
“... e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores.” (Mt 6:12)
O mundo celebra hoje o “Mandela Day”, um dia reconhecido pelas Nações Unidas como tributo a Nelson Mandela no momento em que esse velho líder completa nada menos que 94 anos de vida, 67 deles dedicados à vida política ativa. Mandela tornou-se símbolo da paz na luta segregacionista conhecida como Apartheid, que o levou à prisão por 27 anos. Conquistou a presidência da África do Sul após isso e é reconhecido mundialmente por sua personalidade, caráter e forma diferenciada de liderar.
Mas o que exatamente o levou a esse êxito e destaque? Depois de tanto tempo enclausurado numa cela de prisão de uma ilha, teria tudo para alimentar o desejo de vingança ou de esquecer os propósitos pelos quais havia lutado com tanta garra anteriormente. Entretanto, decidiu escolher o caminho do perdão e manter o propósito da reconciliação. Teve obviamente dificuldades para convencer seus companheiros a pensar e agir com essa nobreza de espírito, mas seu carisma e perseverança prevaleceram.
A postura que encantou e impactou o mundo foi sem dúvida sua disposição de perdoar àqueles que o haviam ofendido e prejudicado, o que na verdade pode ser entendida como uma das principais características do amor. Deixar de lado os interesses pessoais em prol de uma causa maior, foi o ponto central da sua vitória e a razão de ter alcançado notoriedade e autoridade. África do Sul deve seus frutos a Mandela e o mundo dispõe de um exemplo de líder a ser imitado, colocando em prática algumas orientações deixadas por Jesus Cristo.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
19/07/2012
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.