A SOBERBA, CARACTERÍSTICA DOS CHEIOS DE SI MESMOS, IMPEDE A HONRA AOS OUTROS E ATÉ MESMO A DEUS
“Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.” (Pv 11:2)
A soberba, característica principal de Lúcifer, ronda constantemente a vida de qualquer pessoa. Deixando-se levar pela ideia da independência e centrado em si mesmo, como lhe foi ardilosamente proposto no Éden, o homem comete as mais absurdas bobagens. Com seu ego inflado por várias mentiras, a desonra às pessoas e a Deus torna-se um procedimento comum e passa a lançar essa espécie de sementes por toda parte e, lamentavelmente, os frutos amargos passam a exigir a colheita. Diz-se, por isso, que a soberba anuncia a queda de quem a manifesta.
Soberba e sabedoria, portanto, não são amigas e não conseguem andar juntas. Centrada no egoísmo e egocentrismo, a soberba limita-se à capacidade humana e, pior que isso, fica sujeita a enganos e bloqueios que impedem a visão abrangente e avançada.
Já a humildade, que pressupõe um indivíduo esvaziado de si mesmo, abre-se para receber a sabedoria da parte de Deus e facilmente inclina-se para honrar, pois sabe muito bem a origem do que é e do que tem. Faz questão de sujeitar-se a Deus, conquistando com isso muito mais do que deseja, já que entende que, nada sendo seu, tudo na verdade está à sua disposição pelo simples fato de estar ligado àquele que tudo pode e tudo tem.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
21/06/2012
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.