DOMINAR O PRÓPRIO ESPÍRITO TALVEZ SEJA MAIS DIFÍCIL DO QUE DOMINAR UMA CIDADE, MAS SEUS EFEITOS SÃO MUITO MAIS VALIOSOS E DURADOUROS
“Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” (Pv 16:32)
A valentia é manifestada e admirada por muitos, pois aparentemente é o caminho que leva a grandes vitórias. Entretanto, tomar à força o que Deus não liberou, não nos dá a posse definitiva. Em algum momento posterior estaremos sujeitos a um contra-ataque, pois quando a conquista não observa a legalidade fica um caminho aberto para retaliações.
O longânimo, movido pelo Espírito de Deus, avança com cautela sem deixar margem para retaliações. Respeita autoridades e sabe entender e considerar os direitos até dos seus inimigos. Tem domínio sobre seu espírito e não se deixa dominar por espíritos de contenda, egoísmo, ódio, violência, etc.
Tomar uma cidade e aparentemente dominá-la pode trazer algum benefício, mas se isso for feito sem o respaldo de Deus de modo nenhum trará bênçãos sobre a vida dos seus habitantes. A paz que vem do alto vale muito mais do que qualquer “conquista” à base de violência.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
07/06/2012
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.