O ENGANO DE NOS ACHARMOS MELHORES QUE OUTROS IMPEDE QUE VEJAMOS NOSSAS FALHAS E SEJAMOS PURIFICADOS
“Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos.” (Sl 19:12)
Alguém uma vez falou que seria muito bom se nossos olhos, em algum momento pelo menos, pudessem ser virados ao contrário para poderem ver para dentro e darem informações de como é a nossa própria alma. Gastamos muito tempo em observar as falhas dos outros e, numa comparação tendenciosa, achamos que somos melhores que eles.
Lembro de um escritor de um livro muito bem aceito, o qual num de seus relatos explicou que certa vez estava sentado num restaurante com alguns amigos e, ao perceber que na mesa ao lado pessoas faziam críticas que obviamente denegriam a imagem de outra pessoa, começou ele próprio a fazer um comentário (crítica também) acerca do que estava sendo feito por aquelas pessoas, colocando-se desta forma numa posição pretensiosa de maior maturidade espiritual. Puro engano. Na verdade, esta é uma cegueira que nos pega facilmente.
Precisamos, pois, que a luz de Cristo ilumine o nosso interior para que nada nos fique oculto, e assim possamos ser purificados gradativamente. A comparação com outros deve ser substituída pelo reconhecimento de que todos, sem exceção, somos carentes da graça e misericórdia de Deus.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
20/04/2012
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.