ENQUANTO NÃO HOUVER O DEVIDO RESPEITO À AUTORIDADE INERENTE À FIGURA DO PROFESSOR, A EDUCAÇÃO NUNCA SERÁ UMA BOA EDUCAÇÃO

15:35 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários


“Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.” (Pv 4:13)

Ouvi hoje num dos noticiários de TV uma declaração de uma Diretora de Escola que expressa bem a situação que o ensino brasileiro tem vivido nesses últimos tempos. Dizia ela: “Gastamos mais tempo em gerenciar conflitos do que propriamente para ensinar”. Ora, sabe-se que isso não foi um simples desabafo, mas sim o sintoma de uma realidade.

Fala-se tanto na necessidade de melhorar a educação, e obviamente é necessário. Mas, certamente, antes de se falar em aprimoramento, deveria haver um consenso sobre o que de fato é “educação”. Se os princípios de relacionamento não forem bem aplicados, não adianta muito ter um excelente conteúdo de ensino.

E o que vemos nas escolas? Um verdadeiro conflito de relacionamento entre professores e alunos. Parece muito claro que esta questão precisa, antes de mais nada, ser analisada com muito carinho. Professores reclamam de seus salários; alunos reclamam de falta de professores, em quantidade e em qualidade. A educação sofre, alunos perdem, professores se desmotivam.

De tudo isso, uma coisa me parece certa e fundamental: Independentemente do nível remuneratório, e de leis, professores em sala de aula devem ter sua autoridade salvaguardada. Os alunos, para que possam aprender, precisam respeitar a figura do professor. Se este princípio não for observado, a educação nunca será uma boa educação.

Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
27/04/2012

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.