CONFIAR OU NÃO CONFIAR NO QUE DEUS DIZ, EIS A QUESTÃO - A DECISÃO QUE LEVOU O HOMEM À QUEDA ESTÁ AGORA EM NOSSAS MÃOS
“Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.” (Sl 125:1)
Confiar ou não confiar no que o Senhor diz, eis a questão! Mesmo sabendo conceitualmente que Deus é confiável, percebe-se em boa parte das pessoas uma certa dúvida em relação ao que Ele disse, especialmente diante de situações especiais de conflito, medo, perdas, tragédias, etc. Confiar é deixar de lado qualquer tipo de questionamento por haver paz no coração sobre a idoneidade da pessoa em questão.
A Palavra de Deus registrada nas Escrituras poderia até eventualmente ser questionada, não propriamente por falta de confiança em Deus, mas pela possibilidade de ter sido mal traduzida ou mal interpretada. Isto até poderia fazer sentido, pois são seres humanos falíveis os envolvidos, assim como são humanos os que escreveram, pela direção de Deus, os diversos livros que compõem a Bíblia. Aliás, há vários textos que admitem entendimentos um tanto diferenciados, dependendo do nível de maturidade espiritual de quem lê. Lendo determinado texto anos atrás, por exemplo, podemos ter tido um entendimento diferente do que temos hoje, mas não significa que um ou outro não são válidos, pois de alguma forma colaboraram ou colaboram para a necessidade que temos no momento. São as diferentes facetas de uma mesma figura (prisma). Em cada leitura podemos ver um ângulo ou mais ângulos de acordo com nossa capacidade de entendimento. E o mais importante de tudo isso é que a presença do Espírito Santo em nós confirma ou não a existência de alguma contradição ou discrepância.
Mas por que não conseguimos confiar totalmente? Será por falhas da parte de Deus, ou nossa? Será pelo que vimos em Deus ou pelo que pessoas com quem já nos relacionamos manifestaram, e pensamos serem iguais a Deus? Temos que admitir, confiar 100% em Deus é realmente muito difícil e o pior é que nisso está o centro do que Ele quer nos ensinar. Ele quer que confiemos nEle, no que Ele diz. Ele quer que conheçamos Sua vontade, que é a mais perfeita e adequada para cada um de nós. Ele quer que o erro da falta de confiança nEle ocorrida lá no Éden seja desfeito (corrigido), e isso só é possível quando realmente confiarmos na Sua Palavra. Ele usou da Sua grande misericórdia para nos resgatar e reconduzir, pois Ele quer que tenhamos a vida para sempre.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
12/01/2012
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.