A QUEDA NO ÉDEN FOI EM CONSEQUÊNCIA DE UMA DESONRA A DEUS PAI, E A RESTAURAÇÃO DA HONRA A ELE E AO QUE ELE DIZ É NECESSÁRIA

16:34 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários


“Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6:2,3)

Sabe-se que “honra aos pais” é um assunto que pode suscitar argumentos contrários, ou pelo menos deixar dúvidas sobre o que realmente Deus quis dizer quando incluiu um mandamento específico para isso. E o mais interessante é que a própria palavra de Paulo deixa bem claro que é uma condição para se alcançar longa vida na terra.

Se prestarmos atenção ao que aconteceu no Éden, vemos que a queda de Adão e Eva foi justamente pela falta de honra a Deus Pai. Eles não creram na orientação dada por Deus, preferindo dar ouvidos a uma outra voz que os fez duvidar e perder a confiança em quem só estava lhes oferecendo as condições da vida para sempre. E, no momento em que houve esse rompimento de confiança, ou desonra, o próprio Deus liberou uma sentença de morte que passou a pesar sobre a descendência adâmica. Morte relativa ao espírito, que se refletiu inevitavelmente nas áreas emocional e física. Isto mostra claramente que foi um procedimento que aborreceu e feriu profundamente o coração de Deus Pai.

Vemos depois, no processo de restauração do povo escolhido por Deus, que entre os dez mandamentos houve um, o quinto, que determina a honra aos pais. E, desses dez, há os que se referem ao relacionamento com Deus e os que se referem ao relacionamento com outras pessoas. Não há dúvidas de que os quatro primeiros são em relação a Deus e que os cinco últimos se referem ao relacionamento com outras pessoas. O quinto, salvo melhor juízo, quero crer que faz parte dos que Deus considera relacionado com Ele, pois a desonra aos pais, que são os responsáveis pela transmissão dos princípios de Deus aos filhos, é como se fosse diretamente a Ele.

No Novo Testamento, especialmente na oração modelo deixada por Jesus, ela começa justamente pela expressão “Pai Nosso que estás nos céus”, e segue sugerindo que se reconheça que Seu nome é santo e também que se peça o Seu Reino, Sua vontade, falando sobre perdão, tentações, etc.

Tudo isso nos leva a crer que Deus deu, de fato, muita importância a essas questões relacionadas à honra a Ele e aos pais, e o melhor a fazer é não dar espaço a questionamentos, pois isto pode dar a entender que também seja desonra a Ele que tem orientado e enfatizado para que assim seja.

Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
24/12/2011
Shabat  Shalom

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.