O QUE FEZ DE ABRAÃO O PAI DA FÉ NÃO TEVE A VER COM O QUE ELE FAZIA, MAS SIM POR TER CRIDO E OBEDECIDO
“Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” (Rm 4:3)
Abraão ficou conhecido como “pai da fé”. E para que isto tenha acontecido evidentemente não foi por acaso. Havia nele algo diferente que fez com que Deus o percebesse. Não pelo que ele fazia, mas sim por sua disposição de crer. Pelo afastamento de Deus decorrente do Éden e pela dependência de si mesmos, os homens passaram a valorizar mais o que podiam fazer em vez de simplesmente crer em Deus Pai.
Abraão (Abrão) ouviu a Deus e atendeu à Sua orientação abandonando a parentela e indo a uma terra distante. Simplesmente creu e foi. É claro que teve suas falhas, levando seu sobrinho e adotando algumas atitudes de autoproteção, mas chegou ao ponto de confiar inteiramente em Deus quando se dispôs a sacrificar seu próprio filho. E, diante do que Abraão viu em Deus e do que Deus viu em Abraão, nasceu ali o povo de aliança (nação) que hoje se chama Israel. Uma descendência numerosa, incontável como as estrelas do céu e a areia do mar, da qual os que estão ligados em Jesus Cristo fazem parte.
Com base nessa maneira de ser de Abraão, podemos discernir se ainda estamos mais ligados em fazer coisas para agradar a Deus ou em crer no que Ele diz. A resposta a isso pode nos dar uma boa definição do nível que está nosso relacionamento com Deus Pai. O que Ele quer é que creiamos efetivamente no Seu Filho, e deixemos de fazer coisas pela nossa cabeça para tentar agradá-lo ou pretendendo a autojustificação. Nada que façamos, além de crer nEle, mudará Sua forma de nos ver.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
27/12/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.