HÁ CASOS EM QUE A TRADIÇÃO, MESMO ERRADA, É CAPAZ DE PREVALECER ÀS VERDADES DA PALAVRA DE DEUS
“E assim por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus.” (Mt 15:6)
É impressionante o poder que há na tradição! A tradição relativa a hábitos comportamentais, transmitida através de gerações, geralmente tem um peso maior que a verdade ou maior que a própria palavra de Deus. Percebemos isso pelo testemunho de nosso guia quando percorríamos os pontos históricos de Jerusalém. Ele dizia que para eles, judeus, o mais importante não era onde de fato tudo havia acontecido mas sim o que a tradição considerava.
Por isso, precisamos compreender que tudo que é incutido na mente das pessoas por longo tempo não é nada fácil mudar. A tradição tem o poder de prender a mente ao ponto de impedir a mudança de comportamento. Jesus Cristo enfrentou várias situações assim. Um exemplo disso em nossos dias é a forma como é celebrado o Natal. Várias famílias, mesmo sem ter um relacionamento profundo com Deus, celebram essa data como os mais espirituais. E, se não procederem como aprenderam com seus ancestrais, passam a ter um sentimento de culpa e a se sentirem acusados ou errados.
O rompimento com os erros oriundos da tradição não é fácil, mas todos nós precisamos renovar a mente sob pena de não podermos alcançar a liberdade. Muitas pessoas de bom caráter ficam presas pela tradição por medo de enfrentar o que pensa o meio social em que vivem. Trata-se de uma “cobertura de bronze” difícil de romper, mas evidentemente não impossível. E Jesus Cristo veio, também, para nos libertar desse tipo de limitação.
Com carinho,
Flávio e Aline
Rosadesarom.net
26/12/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.