OLHE NOVAMENTE PARA A TERRA QUE TE FOI PROMETIDA - VENÇA OS GIGANTES E TOME POSSE
“E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, que eram dos espiaram a terra, rasgaram suas vestes; e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra, pela qual passamos para a espiar, é terra muitíssimo boa.” (Nm 14:6,7)
Josué e Calebe foram participantes da equipe dos doze príncipes enviados por Moisés a espiar a terra prometida, os quais, diferente dos outros dez, viram que a terra era boa, que valia a pena tomá-la dos povos que nela viviam, e que poderiam ter êxito nessa conquista. Embora todos os doze tenham podido olhar essa terra nas mesmas condições, apenas Josué e Calebe a viram numa ótica diferenciada. Na verdade, com olhos de conquistadores. Estavam com toda a certeza sintonizados com o autor da promessa.
De nossa parte, diante de um planejamento de conquista, o normal é buscar primeiro algumas informações. E certamente a primeira é avaliar se a conquista realmente vale a pena e se estamos dispostos a pagar o preço que ela custa. Depois, teremos que descobrir quais os desafios ou que tipo de gigantes teremos que enfrentar. Não podemos esquecer que cada gigante tem uma dimensão de acordo com a imagem produzida por nossa própria alma. Assim, antes de mais nada precisamos primeiro vencer os gigantes que estão dentro de nós, relacionados com nossos medos, traumas e imaginação.
Às vezes não entendemos a razão dos impedimentos que nos vêm à mente, mas eles podem e devem ser vencidos. E o caminho para isso é termos plena consciência de quem está conosco, assim como Davi quando venceu Golias; e o outro aspecto é desejarmos tanto a “terra” que nos foi prometida ao ponto de nenhum gigante ter condições de nos deter. É não dar espaço a outro pensamento que não seja o de tomar posse do que o nosso Deus já nos liberou e destinou.
Se fizermos uma retrospectiva, possivelmente constataremos que deixamos de alcançar conquistas pelo mesmo motivo dos dez espias. Mas ainda é tempo de ajustar a visão e vencer os gigantes.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
30/11/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.