O QUE DETERMINA O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS, ANTES DAS ESCOLHAS, É A NATUREZA A QUE PERTENCEM
“... pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” (II Pe 1:4)
O que determina o comportamento das pessoas, antes de ser uma simples escolha, é a natureza a que pertencem. A natureza sempre falará mais alto. Por isso, o grau de confiança que podemos depositar em alguém deve passar antes por esta avaliação com muito discernimento. A corrupção é própria da natureza caída, de modo que não podemos nos surpreender com as ocorrências de corrupção envolvendo os que ainda não nasceram de novo.
De outra forma, não significa que devamos confiar cegamente naqueles que já conectaram com a natureza divina pelo novo nascimento, pois é um processo de transformação que está em andamento. Mas sabe-se que, estando na nova natureza, foi acionado um comprometimento para manifestar um comportamento que é fruto do Espírito e não mais da carne. E é a presença do Espírito Santo, naqueles que se abrem de fato para que Deus opere, que estará gerando toda essa transformação.
Por isso que se pode dizer que pelos frutos é possível identificar a natureza. Os fiéis, os leais, os confiáveis, os íntegros, os que andam na luz, os que amam, estão dando testemunho claro da natureza a que pertencem.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
19/10/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.