QUEM CONHECE O VALOR DA LIBERDADE NÃO DEVE SE DEIXAR ESCRAVIZAR POR RÓTULOS QUE RESSALTAM O EGO
“Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” (Ec 1:2)
Salomão, o homem que ficou conhecido como o mais sábio da face da terra, ao que tudo faz crer foi quem escreveu o livro de Eclesiastes. A despeito de ter sido sábio e rei, não escapou de, especialmente em sua velhice, manifestar suas frustrações. Pôde experimentar intensamente as satisfações da carne e, talvez por isso, chegou ao ponto de enojar-se de muitas coisas que praticou qualificando-as de vaidades.
E, se avaliarmos bem, vemos que realmente grande parte das ações que praticamos são motivadas pela vaidade. A soberba própria do homem, herdada da natureza caída, impulsiona-o a valorizar as conquistas e, sendo o ego alimentado por essas vaidades, será levado inevitavelmente ao ponto de se tornar escravo delas.
Ao assistirmos nesta última segunda-feira o concurso de Miss Universo, foi possível perceber o quanto essas jovens são submetidas a esse espírito de vaidade e o quanto elas podem, se não forem bem orientadas, se tornar escravas desse rótulo de “Miss”. Todas elas, evidentemente, gostariam de chegar ao topo e, não chegando, precisam trabalhar muito bem o seu ego. E, chegando, como foi o caso da angolana Leila Lopes, será sempre vista como a mulher considerada mais bela do mundo. Esta será a tarja que fará parte de sua vida daqui por diante e, sabendo que os outros assim a veem, na sua “cabeça” tenderá a pensar que sua aparência terá que ser mantida a todo custo. E este será o preço que terá que pagar: ser escrava dessa tarja. Leila é uma menina simples, querida, e parece ter merecido o título. Que ela tenha sabedoria para aproveitar seu título em propósitos dignos.
Assim como nessas questões de beleza, outros aspectos de nossa alma podem despertar a vaidade. Por isso temos que guardar nosso coração para valorizar e manter a liberdade que temos em Jesus. Nele, podemos todas as coisas porque Ele nos fortalece. Mas a condição é mantermos a humildade, é diminuirmos para que Cristo possa aparecer em nós.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
16/09/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.