QUEM É ESCRAVO DE SUAS EMOÇÕES NÃO ESTÁ APTO PARA REINAR, POIS FACILMENTE SE TORNA SUJEITO AO JOGO PROPOSTO PELO INIMIGO

19:44 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários



“Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem ao homem mau; mas, a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.” (Mt 5:39)

O ensino deixado por Jesus neste texto, se olharmos para a tendência normal de nossa alma, podemos dizer que é impraticável. Mas não deixa de ser verdadeiro e sábio, e também é a receita para podermos realmente reinar.

Nos relacionamentos que temos com as pessoas, o mais comum é reagirmos em função do que nos fazem, aplicando uma ação de vingança que geralmente é em dose maior do que a recebida. Este ato, por sua vez, provavelmente irá desencadear uma nova reação, e assim sucessivamente até gerar uma destruição que pode incluir até a morte de uma das partes, ou quem sabe as duas. Esta ocorrência, alimentada por um espírito maligno (morte), não deve ser acionada.

A proposta de Jesus, entretanto, é que se paralise esse jogo do inimigo, utilizando o espírito de vida para combatê-lo. Ao ser dada a outra face, inicia-se um processo com outro sentido. Deixa-se de lado uma mera reação, que nesse caso é alimentar uma semente maligna, para acionar uma nova ação cuja semente é benigna. É uma simples inversão de propósitos que aponta para resultados bem diferentes.

Pode-se também dizer que sempre, diante de algo que nos fazem ou que nos acontece ao acaso, podemos optar por duas escolhas: ficar de bom humor ou mau humor, abençoar ou amaldiçoar, amar ou odiar, perdoar ou se magoar, avançar ou recuar, persistir ou desistir, enfim, podemos tomar decisões com conotações opostas. Mas, se pensarmos bem, só pode decidir que decisão tomar aquele que tem domínio próprio ou que não é escravo de suas emoções. Quem é escravo nem se dará conta de suas reações, pois fará o que suas emoções determinarem. E quem for escravo, acaba colhendo o fruto de uma mente escrava.

Por isso, para podermos decidir a melhor ação a ser utilizada, temos que ser verdadeiramente livres, temos que ter domínio próprio. E, para isso, a receita é ter o Espírito Santo habitando em nosso coração, tendo a manifestação do seu fruto em nossos comportamentos. Quem assim age, reina, pois está definindo o que irá colher.

Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
29/08/2011


0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.