domingo, 14 de agosto de 2011

O QUE MAIS IMPORTA NÃO É O QUANTO DE SABEDORIA SALOMÃO ALCANÇOU, MAS SIM COMO CHEGOU AO PONTO QUE CHEGOU


“Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.” (Pv 4:3,4)

Salomão, como a maioria sabe, foi um dos homens mais sábios da face da terra. Mas o que quero ressaltar aqui não é propriamente o fato de ele ter sido o que foi, mas sim como ele se tornou um homem tão sábio. Salomão foi o filho do Rei Davi que recebeu uma atenção especial de sua parte, tendo sido ensinado a guardar a Palavra de Deus e seus mandamentos, desde menino. Foi direcionado a buscar intensamente a sabedoria. Pode-se dizer que Davi investiu nele para se tornar também um rei.

Mais tarde, ao iniciar seu reinado, quando Deus aparece a Salomão em sonho pedindo que escolhesse o que quisesse, sua  escolha foi justamente aquela relacionada diretamente com o ensino de seu pai. Optou pela sabedoria para governar o povo que Deus colocara em suas mãos. Podemos concluir que foi a influência do ensino de seu pai que falou mais alto, mostrando a importância dos pais investirem nos filhos e dos filhos considerarem as instruções que recebem de seus pais.

Davi foi um homem que, como pode acontecer com qualquer pai, falhou com os outros filhos. Ocupou-se mais com outras coisas, especialmente com guerras e outras conquistas. Deixou essa lacuna na sua função sacerdotal e teve problemas sérios com seus filhos, especialmente com Absalão. Mas redimiu-se com Salomão.

Dessas comparações, podemos ver claramente a diferença entre dedicar tempo para ensinar os filhos e negligenciar nessa responsabilidade. Por isso, o coração dos pais deve inclinar-se para os filhos e o dos filhos inclinar-se para os pais, para que as consequências não sejam desastrosas.

Os filhos são a herança dos pais, são como recipientes nos quais podem ser depositados os melhores ensinos. Palavras de confiança ditas a eles não deixarão de produzir excelentes efeitos, pois eles tendem a responder de acordo com a fé que neles é depositada.

Com carinho,
Flávio
rosadesarom.net
15/08/2011

0 comentários:

Postar um comentário