NÃO DEVEMOS TER MEDO DAS CRISES, MAS PRESTAR ATENÇÃO NA MENSAGEM QUE ELAS ENVIAM É IMPRESCINDÍVEL
“Sobreveio à terra uma fome, além da primeira, que ocorreu nos dias de Abraão. Por isso foi Isaque a Abimeleque, rei dos filisteus, em Gerar. E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser.” (Gn 26:1,2)
Estamos vivendo a nível mundial uma significativa crise econômica com perspectivas de recessão ou estagnação, pois o somatório dos PIBs (produto interno bruto) das nações mais importantes apresentará um crescimento irrisório nos próximos anos diante do que seria necessário para suprir as necessidades. Isto inevitavelmente afetará o mundo todo. Em relação à União Europeia, onde já existe moeda única, já se fala que está havendo lá uma crise de governança a despeito de se ter uma moeda comum. E, quando se fala nisso, pode ser entendido que não é apenas a necessidade de se levantar um líder único, mas também um sistema de governo mais adequado.
Bem, diante de uma perspectiva dessas, cabe a cada um de nós uma avaliação bem consciente sobre as decisões a tomar. Assim como aconteceu com Abraão e Isaque, que diante de uma crise de fome inclinaram-se a descer ao Egito, estamos também sujeitos a leituras equivocadas. E, mais do que nunca, temos que permanecer sensíveis ao direcionamento dado por Deus. No caso de Isaque, Deus falou para que habitasse na terra que indicasse, que no caso foi na região de Gerar.
É bem possível, também, que devido a temores diversos venhamos a optar por não querer correr nenhum risco, deixando com isso de acreditar em novos projetos. Assim como no caso de Isaque, que estava numa região desértica e, tendo semeado, colheu cem vezes mais do que semeou, também nós devemos crer que podemos ter êxito neste tempo. As circunstâncias não podem falar mais alto do que o direcionamento dado por Deus. Crises sempre oferecem portas de oportunidades.
Não devemos ter medo das crises. Devemos, sim, temer ao Senhor, sem deixar de prestar atenção à mensagem que cada crise nos envia.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
24/08/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.