A MESMA CAPACIDADE DE CRER QUE LEVA PESSOAS A GRANDES CONQUISTAS PODE PARALISÁ-LAS OU LEVÁ-LAS AO FRACASSO
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, saindo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” (Hb 11:8)
Fico realmente impressionado com a maneira que as pessoas se movimentam. Não com o movimento em si, mas com o “combustível” que as move. Sabe-se que cada ser humano precisa ingerir alimentos para ter energia e que a falta de vitaminas, proteínas, etc, comprometerá a saúde e capacidade de se movimentar e fazer o que é necessário fazer.
Na verdade existe algo mais que é responsável pela disposição de fazer as coisas. Deus, ao criar o homem, deu a ele uma capacidade que impressiona. Trata-se da fé, da capacidade de acreditar, e o fato de crer leva-o a se mover, a ultrapassar limites, a alcançar alvos até aparentemente impossíveis. O que diferencia as pessoas é o que elas acreditam, mas todas creem em algo. Da mesma forma que alguns podem crer que algo é possível, outros podem crer que não é.
O que também impressiona são os agentes que interferem na fé, de modo que num determinado momento alguém pode acreditar que algo é possível e noutro momento pode alterar sua ótica e deixar de crer. As emoções, por exemplo, agem como um forte influenciador na fé. Há pessoas que, dependendo do estado de suas emoções, acreditam ou não acreditam. Outro caso é quando as pessoas entram em pânico e perdem o controle sobre as emoções. Percebe-se que os sentimentos, ou a forma de sentir, podem influenciar profundamente no que as pessoas creem e se dispõem a fazer.
Também é possível afirmar que a fé tem a ver com o nível de entendimento que uma pessoa tem sobre um assunto específico. Sempre uma parte se conhece e outra se crê. O que é conhecido é uma conquista já realizada e o que está por ser conquistado se faz por fé. As pessoas tendem a crer da maneira como imaginam.
Ao mesmo tempo que nossa capacidade de crer é um dispositivo tremendo para nos auxiliar, é, também, um “calcanhar de Aquiles” para quem não estiver atento, pois, é nesta área que poderemos ser atacados. Por isso precisamos cuidar no que cremos. Não podemos ser escravos de nossas emoções nem ser vítimas de influências tendenciosas ou malignas.
Podemos afirmar com toda a certeza que cada um é o crê, ou seja, o que cremos vai determinar nosso rumo, nosso futuro. Deus nos criou assim, e o problema é que o diabo sabe disso e aproveita-se desse potencial do homem para alcançar seus intentos.
A pergunta que temos que fazer constantemente é: O que estou crendo e tomando como base para minha vida está de acordo com aquilo que eu realmente considero verdadeiro, ou estou sendo traído por minhas emoções? Está de acordo com as instruções do meu Mestre?
Enfim, temos que ser coerentes com o que já decidimos ser...
Com carinho,
Flávio
rosadesarom.net
16/08/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.