ARGUMENTOS CUMULATIVAMENTE GUARDADOS NO CORAÇÃO PODEM SER A PRINCIPAL CAUSA DOS DIVÓRCIOS
“Então se aproximaram dele (Jesus) alguns fariseus e, para o experimentarem, lhe perguntaram: É lícito ao homem repudiar sua mulher?” (Mc 10:2)
Jesus Cristo viveu num tempo em que as mulheres não estavam sendo tratadas com a devida dignidade, e pode-se dizer que a partir dele iniciou-se a correção dessa desconsideração. Nos casamentos, o homem apresentava argumentos sem muita consistência para romper seu relacionamento conjugal e algumas mulheres eram expostas ao adultério pela forma como eram descartadas.
Naqueles tempos os argumentos machistas prevaleciam e continuaram prevalecendo durante muito tempo, mas ultimamente a mulher tem resgatado suas perdas e conquistado espaços em várias áreas. Entretanto, nem por isso os relacionamentos entre marido e mulher ficaram resolvidos. Percebe-se que argumentos diversos continuam sendo usados para que casamentos se dissolvam facilmente. Por que isso?
É evidente que as motivações para uma separação podem ser várias, mas gostaria de me deter numa palavra: argumento. Diante da falha de um dos cônjuges, ou uma suposta falha, tende a crescer no coração da outra parte um argumento e, se esse argumento não for desfeito, ele permanecerá como uma bomba prestes a explodir a qualquer momento. Pior que isso, se outras falhas se somarem àquela, cumulativamente se expandirá o potencial dessa bomba.
O interessante é que a parte ofendida ou vítima da falha inevitavelmente começa a alterar seu comportamento de modo que, de forma aberta ou sutil, passa a adotar atitudes de retaliação. Quando isso acontece, gera-se também um argumento vindo da outra parte. Muitas vezes, cria-se um quadro tal que o causador da falha inicial, ao invés da vítima, julga-se com o direito de romper o relacionamento ou de inclinar-se ao adultério.
A conclusão que chegamos é que um argumento alimentando no coração é capaz de produzir grandes estragos. Por isso, a recomendação é não permitir que nenhum argumento se instale em nossos corações. Colocá-lo na luz através do diálogo aberto, sempre com a disposição de pedir perdão e de perdoar, é a melhor solução para que relacionamentos sejam mantidos.
Com carinho,
Flávio e Aline
rosadesarom.net
20/08/2011
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.