O DESEJO DE VINGANÇA É A MAIS TERRÍVEL MANIFESTAÇÃO DA NATUREZA CAÍDA, POIS DESNORTEIA A MENTE DE QUEM DÁ ESPAÇO A ELA

19:48 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários


Um bom dia para ser o deleite do Senhor praticando a verdade.

“Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas, a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.  Dá a quem te pedir, e não voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes.” (Mateus 5:38-42)

Todo o preceito mosaico tinha o intuito de controlar os excessos. Neste caso era para controlar a ira, a violência e a vindita.

Está no âmago da natureza humana essa tendência para a cólera, para a retribuição e para a retaliação.

A vingança é um dos mais terríveis resultados da queda do homem.

Portanto, esse preceito foi para trazer um pouco de ordem à sociedade, impor limites. O castigo não poderia ser maior do que a ofensa, não poderia exceder. Esses preceitos foram dados aos juízes, pois eles eram os responsáveis pela lei e pela ordem. Eles avaliariam as causas. Os homens não poderiam tomar a lei em suas mãos.

Os escribas e fariseus fizeram deste ensino uma questão de aplicação pessoal. Ensinavam como um direito e não como uma restrição aos excessos.

A perspectiva deles era legalista, uma manifestação de atitudes egoístas do ser humano.  Quem poderia julgar eram os juízes, e não os indivíduos.

Jesus enfatiza aqui o espírito da lei. O que conta é o espírito e não a letra!

Esse ensino de Jesus é para os que se encaixam nas bem-aventuranças.  Não podemos exigir conduta cristã de quem não nasceu do alto.

Você se encaixa  na conduta cristã? Ou teu coração ainda se exalta em vinganças pessoais? (continuaremos amanhã)

Pastora Aline

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.