REGRAS SÃO LIMITADAS, MAS PRINCÍPIOS PODEM SER APLICADOS A QUALQUER SITUAÇÃO QUE SE VIVE

12:39 MINISTÉRIO APOSTÓLICO ROSA DE SAROM 0 Commentários


Um bom dia para ter pensamentos retos, de pessoas justificadas em Cristo, diante de Deus.

“Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; e, quem matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que...” (Mateus 5:21-22)

O homem natural gosta de lista de deveres, então procura conformar-se com estes, achando que tudo lhe correrá bem.

O Sermão do Monte não é um código de ética. Ele delineia uma qualidade de vida, estabelece princípios e pede que os apliquemos.

O crente não dispõe de regras fixas, ele aplica esses princípios a cada situação que vive.

Temos seis ilustrações do Senhor sobre um princípio básico, uma única verdade: Jesus quer demonstrar o verdadeiro sentido e intenção da lei.

O que importa é o espírito da lei e não a letra da lei. Paulo diz em sua  segunda carta aos coríntios “...porque a letra mata, mas o espírito vivifica.”

O propósito da letra é de dar corpo ao espírito; mas o espírito é o que realmente importa. Ex. Enquanto não se mata uma pessoa literalmente, estamos obedecendo à lei: Não matarás. Mas se eu denegrir uma pessoa moralmente não a estou matando? O que realmente conta é o espírito, e não aletra somente.

A lei de Deus preocupa-se tanto com aquilo que PROVOCA AS AÇÕES COMO COM ESSAS PRÓPRIAS AÇÕES. Os escribas e fariseus se preocupavam com o ATO apenas, mas Jesus enfatiza que o desejo de fazer essas coisas, na mente e no coração do homem é que é repreensível aos olhos de Deus.

O coração do homem é o que importa, a atitude do coração é o que Deus observa constantemente.(continuaremos amanhã)

Medite sobre esta declaração de Jesus: “Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; pois aquilo que é elevado entre os homens, é abominação diante de Deus." (Lucas 16:15)

De Deus nós não conseguimos fugir, não é verdade?Estou mais para fariseu e escriba ou sou filho que está sendo ensinado e é ensinável?

Pastora Aline 

0 comentários:

Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.