As emoções de um Safári noturno na África
Situado a aproximadamente 70 km de Port Elizabeth, a pequena cidade de Addo alcança sua grande importância por abrigar o Parque Nacional de Elefantes, cuja área é semelhante a de uma grande cidade. Este grande parque, visitado por turistas de muitas nações, especialmente europeus, oferece também pousadas localizadas no próprio parque, separadas apenas por cercas de arame da parte destinada à circulação dos diversos animais. Entre as espécies existentes no parque, há cerca de 500 elefantes, 500 antílopes ( = kudos, sendo que do macho é aproveitado o chifre para a preparação do instrumento conhecido por shofar), 12 leões, vários rinocerontes, búfalos, zebras, hienas, chacais, javalis, e outros. Conforme informações, havia mais leões, mas, pelo fato de estarem matando búfalos e antílopes, tiveram que eliminar alguns. Andamos de carro durante cerca de 5 horas pelas trilhas do parque e pudemos visualizar de perto a maioria das espécies, com exceção dos leões e rinocerontes. Participamos também de um safári noturno com duração de duas horas, naqueles caminhões característicos, passando frio inclusive, mas nossa expectativa de ver leões e rinocerontes não foi atendida. Assistimos a um verdadeiro show promovido por uma fêmea de elefante com filhotes, que, chegando a um pequeno lago, banharam-se rapidamente, meio que auxiliando uns aos outros naquela escassa quantidade de água, e, nem tendo se molhado ao todo, já saíram novamente um após outro, seguindo a mãe.
Detalhes interessantes:
O antílope (kudo) pode saltar cerca de 2 metros de altitude sem grande esforço; caso esteja embalado, correndo, seu salto pode alcançar até 3 metros de altitude, razão pela qual alguns pulam a cerca de dentro para fora do parque, e outros de fora para dentro, de modo que dificulta o controle da quantidade existente.
O elefante passa cerca de 16 horas por dia comendo, podendo ingerir por dia aproximadamente 300 kg de alimento. O filhote já nasce com aproximadamente 200 kg.
(FGH)
(FGH)
0 comentários:
Obrigado pelo seu comentário. Ele passará por moderação, e se aprovado, irá se publicado.